MCC - ESCOLAS VIVENCIAIS CAMPINAS

MCC - ESCOLAS VIVENCIAIS CAMPINAS

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Reflexão sobre o Roteiro de Estudos 2016 e Estudo 107 da CNBB


Desde o primeiro semestre deste ano de 2016 estamos estudando sobre a atuação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.

A motivação para esse estudo surge da decisão tomada na 43ª Assembleia Nacional do Movimento, realizada entre os dias 5 a 8 de novembro de 2015, na cidade de Brodowski, São Paulo, que, acolhendo o apelo do Papa Francisco e das Diretrizes da Igreja, definiu para o próximo triênio (2016 a 2018) o Tema: “O MCC em estado permanente de missão” e como Lema: “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo (Mt 5,13)”.

Embora mantido o Lema, definiu-se que a cada ano a reflexão recairia sobre uma das três dimensões, quais sejam:

2016: Dimensão da vocação e protagonismo dos leigos e leigas como sujeitos na missão da Igreja;
2017: Dimensão da espiritualidade dos leigos e leigas;
2018: Dimensão comunitária.   

Vale lembrar que a motivação para o Lema surge da 52ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em 2014, na qual foi aprovado o Estudo 107, denominado “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. O objetivo era de que esse Estudo fosse refletido por toda a Igreja no ano de 2015, com o levantamento de sugestões e contribuições que foram enviadas à CNBB, com a finalidade de servirem para a elaboração do documento final, a ser aprovado na 54ª Assembleia Nacional da CNBB.

Entretanto, como estava prevista para o ano de 2016 a reflexão sobre a vocação e o protagonismo dos leigos e leigas, o Grupo Executivo Nacional do MCC lançou para esse ano o Roteiro de Estudos sobre essa dimensão, que tem como inspiração o Estudo 107 da CNBB. Portanto, para esse ano, seguimos o Roteiro com apoio do Estudo da CNBB.

Entretanto, é importante ressaltar que o Estudo 107 se transformou, com alguns acréscimos, no Documento 105 da CNBB, aprovado em 14 de abril deste ano, e lançado no dia 27 de maio.

De forma que, embora se continue refletindo nas Escolas Vivenciais com o Roteiro de Estudo elaborado com base no Estudo 107 da CNBB, já existe um documento aprovado e publicado pela própria CNBB, tratando dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.

Cumpre ressaltar que embora tenham ocorridos acréscimos e pequenas mudanças, elas não interferem nas ideias básicas.

Postamos aqui uma matéria intitulada ”Leitura rápida: Documento 105 da CNBB – Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, que é um resumo do documento, para quem ainda não o tenha em mãos.

No primeiro semestre desse ano, refletimos em nossas Escolas Vivenciais a Introdução e o Capitulo I do Estudo 107 (VER), que tem sua correspondência no Roteiro de Estudos. Seguem abaixo os links das duas apresentações destes momentos (sugerimos clicar no link com o botão direito do mouse e depois em abrir em nova guia):




No segundo semestre nossa reflexão recai sobre o Capítulo II do Estudo, que corresponde às 3ª e 4ª parte do nosso Roteiro, abordando o DISCERNIR (JULGAR) e depois sobre Capítulo III do Estudo, que corresponde à 5ª parte do nosso Roteiro, sobre o AGIR. Segue a apresentação referente ao DISCERNIR.



Oportunamente, publicaremos a última parte. Segue abaixo o link da apresentação sobre o AGIR. 

Estudo 107 da CNBB - AGIR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário